Inovação Produtiva

Síntese do Projeto

A Rui Matias Lda, foi constituída em 2005, em Sever do Vouga e dedica-se à carpintaria, fabrico, importação, exportação e comercialização de mobiliário e expositores, prestação de serviços de reparação, manutenção e montagem dos produtos comercializados e conceção de projetos de decoração de espaços comerciais e domésticos, inserindo-se a sua atividade no CAE 31091.
A produção é normalmente baseada e executada por projeto, sendo personalizada segundo as exigências dos seus clientes, recorrendo a madeira ou derivados, fenólicos e mineralíticos. Os seus principais produtos agrupam-se em 3 áreas distintas: -Mobiliário exclusivo para casa e comércio; - Colunas de Som e Flight-Cases (fabrico de colunas de som autónomas ou integradas num ambiente decorativo e fabrico de Flight-Cases - caixas de transporte para acondicionamento de equipamentos de diversas áreas, tais como audiovisual, medicina, desporto, militar e indústria); - Painéis decorativos e acústicos.
Possui uma marca própria registada em 2014 denominada CORTILEJO, estando em estudo a sua possível aplicação e produção. Esta marca é fruto da iniciativa de inovação contínua da empresa e está associada a um produto inovador para revestimento e adorno de paredes interiores, que surge da fusão de dois produtos portugueses: a cortiça e o azulejo.
Com a realização do projeto quer tornar o parque de máquinas mais diferenciado e flexível, dotando-o de tecnologia inovadora e de equipamentos mais recentes, para suportar a criação e desenvolvimento de novas linhas de produtos e para aumentar a capacidade instalada de modo a responder agilmente às solicitações dos clientes e de forma eficaz às exigências crescentes do mercado. Pretende, com base nas tecnologias introduzidas ao processo produtivo, desenvolver uma linha de produtos de excelência, com funcionalidades excecionais, representada pela marca PRIME DOING para o segmento Contract, assente no conceito produtos incorporadores de alto valor acrescentado, com características diferenciadoras. Para além de um design diferenciado para atingir os objetivos propostos, irá utilizar materiais com características especiais (bi-componente constituído por 30% de polímero acrílico e 70% de minerais naturais).
Atualmente o nível de exportação direta da empresa tem ainda pouca expressão, exportando para França e Angola. No entanto, grande parte da sua produção destina-se aos mercados externos, exportando por via indireta cerca de 75% dos seus produtos. Num futuro próximo a empresa pretende continuar a produzir produtos de mobiliário e carpintaria e alterar o seu segmento de clientes alvo, ambicionando igualmente alargar a sua área de atuação no mercado nacional e internacional, através da conquista de novos clientes nos mercados em que já atua e entrada em novos mercados sofisticados e de elevado rendimento disponível: Emirados Árabes Unidos (EAU) e Reino Unido.

Período de Execução:
Projeto executado de 01-09-2016 a 01-07-2017

Em caso de litígio é competente o Centro de Arbitragem do Sector da Madeira e Mobiliário da AIMMP
Telefone: 223 394 200 – www.aimmp.pt/centroarbitragem

Projetos Conjuntos – Qualificação PME ECOWOOD & Furniture

No âmbito do sistema de incentivos às empresas investimento qualificação e internacionalização PME a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal está desenvolver o projeto conjunto ECOWOOD & Furniture com o n.º POCI-02- 0853-FEDER- 000016. Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, assume um montante de investimento elegível global de 1.597.392,94€, sendo que 882.559,60€ revestem a modalidade de incentivo não reembolsável e são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O projeto ECOWOOD & Furniture é um projeto estruturado de intervenção num conjunto de 30 empresas e potencia a partilha de experiências, conhecimento, resultados e boas práticas. Assim, tem como principais objetivos: reforçar a competitividade de pequenas e médias empresas; apoiar a capacitação das empresas através da obtenção de certificações; identificação e disseminação de Boas Práticas Empresariais; promover as parcerias entre empresas.
A Rui Matias, Lda. é uma das PME apoiadas no âmbito do projeto, tendo como investimentos e principais objetivos:
- Implementação e certificação de Sistema de Gestão da Qualidade – Norma ISO 9001;
- Software de Gestão;
- Equipamentos informáticos;